terça-feira, 25 de agosto de 2009

Oposição transparente

O PT chegou tão longe porque tem militância. E uma militância volumosa, capaz de abrir mão de qualquer senso crítico para defender a permanência do partido no poder - coisa que PSDB e DEM jamais tiveram. Isto explica porque quando Lula finge ignorar tudo, Pallocci chafurda na conta do caseiro e Dilma apresenta diplomas que não possui, a numerosa militância prefere xingar a mídia ao invés de fazer uma mea-culpa. Pois já não inventaram até o termo PIG, Partido da Imprensa Golpista, para responder a essas e a todas as outras acusações que puderem recair sobre o governo Lula?

Sim, há militantes do PSDB e do DEM tão capazes de abrir mão do senso crítico quanto os petistas. Mas eles são minoria. Porque a grande maioria dos cidadãos que hoje se auto-denominam "oposição" - e que, por isso mesmo, estão fragilmente alinhados com os partidos que se encontram na oposição - não compactuaram com a absolvição de Eduardo Azeredo e Roberto Brant. Eles também não compactuam com a relação de bate-e-assopra que Aécio Neves e José Serra mantém com o PT. Não chamam a mídia de golpista quando surgem notícias de que os atos secretos do Senado já ocorriam antes de 2002 - no governo Fernando Henrique, portanto - e jamais negaram que Antônio Carlos Magalhães era um velho coronel, no pior sentido do termo.

E porque não é coesa, porque discorda em várias questões, porque não consegue se unir para defender a honra de um safado qualquer - ou para abraçar idéias lançadas por jornalistas decadentes, como a existência de um PIG ou de um 'dossiê da Veja' - esta grande maioria oposicionista perde força e parece não existir. É uma espécie de oposição transparente - não pela lisura, mas por sua invisibilidade, que advém do fato de que seus componentes não servem nem aos partidos que se dizem de oposição, nem ao apetite da mídia por perfis caricatos.

Mas é fato que eles existem - e que, provavelmente, não se sentirão vitoriosos em 2010 porque não se sentem representados por nenhuma das opções apresentadas. Se parece - e apenas parece - que não existem é simplesmente porque ignorá-los é muito mais cômodo. Reforça o discurso de que todos - oposição e petismo - são iguais. Um discurso que, acho que eu nem preciso dizer, é petista - ainda que petista envergonhado.

5 comentários:

paulo araújo disse...

Boa.

Sandra Sallee disse...

Outstanding post .
Entao , a militancia e um logotipo do PT .
Isso nao impede que nosotros possamos copiar . Ainda nao tinha visto e participado de uma campanha para presidente nos EUA antes da candidatura de Mr. Barack Obama .
Com a internet , fica mais facil .
Com a indignacao da sociedade Brasileira , mais facil ainda . Os militantes do Partidos dos Traidores da Patria Brasil vao ser massacrados .
Para ser sincera , nem estou pensando , mas estou um pouco , nos candidatos . Jose Serra tem boa aceitacao . Tem que dar exemplos . Acreditar na verdade , fazer cumprir a verdade , ser digno da confianca que ele vai receber dos eleitores . Nao pode ter o rabo preso , e , se tiver , em algum lugar , tera que vir a publico , se redimir , e comecar do zero . Estarei sonhando ? Nao ... so estou querendo ver o Brasil limpo . Com possibilidades para as geracoes futuras .
Sendo respeitado como uma Nacao .
Sendo respeitado como uma grande e riquissima Nacao , talvez a mais rica do Globo .

Pablo Vilarnovo disse...

Nariz, não existe oposição política no Brasil. Inexiste as difereças programáticas e filosóficas entre o PT e o PSDB. O que muda apenas é o círculo de amizades de ambos. Um representa uma república sindicalista. O outro representa uma república da FIESP. Apenas isso.

gabriel disse...

Excelente texto, muito bom mesmo

Cavallieri disse...

Esta ao meu ver é a chamada maioria silenciosa. Gente que trabalha e não tem tempo pras mamatas.
Estas pessoas colocaram o PT lá, estas pessoas vão tirar o PT de lá!
Mais o custo PT, ainda que tenha apenas mais 1 ano no poder, vai demorar uns 20 anos para ser sanado.
Mas o pior, é que o custo do esquerdismo é sempre pago em número de cadáves, o que começou com a gripe suina, veremos em breve nas outras áreas de atuação petista.