terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PIG? Onde?

Os governistas incluem todos os veículos das Organizações Globo naquilo que eles chamam de PIG - Partido da mídia Golpista. O termo é uma criação de Paulo Henrique Amorim, ex-funcionário da Globo que - depois de ser demitido, é claro - adotou o velho clichê de cuspir no prato em que esteve se banqueteando.

E aí o Sport TV produz uma peça que é puro culto à personalidade. Para Roberto Marinho? Não. Para Lula mesmo.

Aqui.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Enfim, um homem moderno

Isso mesmo: moderno - e não pós-moderno. Enfim, um homem livre da insuportável  nostalgia rousseauniana que anda infestando os corações e mentes deste século XXI.

Falo de Bjorn Lomborg, o cientista político dinamarquês entrevistado para a última edição da Veja.

Como eu, Lomborg acredita que a ciêcia é o único caminho possível - inclusive para resolver problemas criados pela própria ciência desde que suas conquistas desaguaram naquilo que conhecemos como Revolução Industrial. Ele não nega o aquecimento global. Nega a importância que se atribui ao fato - e critica a  indústria que se criou em torno desta bandeira.

Vale a pena destacar alguns trechos:

"A maioria das coisas que se veem por aí é marketing. É o chamado banho verde. Estão fazendo economia de energia como sempre fizeram, desde o início do século XIX, de quando datam as estatísticas. Todas as empresas, em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos e na Europa, vêm reduzindo o desperdício de energia. (...) Cada vez que conseguem essa redução, anunciam que estão economizando CO2. Mas é óbvio que o que estão economizando são dólares. Não há nada de errado nisso. Só não devemos achar que elas estão salvando o planeta."

"Nos últimos 150 anos, o nível do mar subiu 30 centímetros. Pergunte a uma pessoa muito idosa quais as coisas mais importantes que aconteceram no século XX. Ela vai mencionar as guerras mundiais, ou talvez a revolução tecnológica. Sua resposta não vai ser que o nível do mar subiu."

"Resumindo: organizações verdes querem mudar a natureza humana, dizendo que não se deve querer ter ou gastar mais. É muito difícil mudar a natureza humana. Prefiro mudar a tecnologia. Assim, poderemos fazer o que quisermos, mesmo emitindo CO2. "

"Fala-se muito em aquecimento global. Mas as pessoas de verdade  têm problemas mais urgentes. A maioria das pessoas nos países em desenvolvimento, ou três quartos da população mundial, quer saber como sobreviver até a semana que vem."

Pragmatismo, racionalismo e fé na ciência. Bjorn Lomborg é  um sujeito que ama a nossa civilização - e respeita os caminhos que nos trouxeram até aqui. Sim, ele vai para o trabalho de bicicleta. Mas, parodiando Voltaire,  não quer volta a andar de quatro ou viver em árvores.  Gostei do cara.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Direção perigosa

Duas coisas muito preocupantes ao longo desta semana.

Primeiro, a decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve a  censura ao jornal “O Estado de São Paulo” e deu ganho de causa à família Sarney.  A decisão fere o  2º parágrafo do artigo 220 da Constituição Federal, que diz: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.” E é apavorante que a mais alta corte do país descosidere um artigo da magna carta.

A segunda coisa preocupante está em curso: se o TSE fizer corpo mole para aquele programa apresentado pelo PT ontem à noite, a eleição de 2010 vai ser um festival de irregularidades. Foi antecipação de campanha presidencial na maior cara dura. E, diante da condescendência do TSE com o evidente palanquismo governista dos últimos meses, não dá nem para dizer que é apavorante - é até  previsível que nada será feito para enquadrar o PT na legislação.

Mas o que realmente apavora é o conjunto da obra:  chegar às vésperas de uma eleição presidencial com um Supremo que  aprova o retorno da censura à imprensa  e um TSE  que pemite tudo ao partido do governo.

O nome disso é direção perigosa, amigos.