quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bate pra valer, Dilma!

Dilma começou a atacar José Serra. Está - como esteve Lula, há um par de meses, quando deixou claro que almejava uma eleição "plebiscitária" - chamando o tucano para dançar.

Em política - e isto é tão velho quanto a Terra - a agressividade é privilégio do segundo colocado nas pesquisas. Aparentemente sem nada a perder, o segundo colocado bate na esperança de que o primeiro lhe reconheça a importância e passe a entabular um debate.

Certíssima, pois, a estratégia de Dillma. Se eu estivesse do lado de lá, recomendaria exatamente isso. Sem jamais perder de vista, contudo, que a artimanha depende do erro alheio para ser exitosa.

Erro que, pelo jeito, não virá. Experiente e bem orientado, Serra declinou do convite. Espero que continue agindo assim por muito tempo - mais precisamente, até que a campanha entre no ar e as respostas que Dilma merece possam vir por outras vozes que não a do próprio José Serra.

Por ora, a melhor resposta é deixar Dilma espumando, sozinha, em praça pública. No momento certo, será possível apontar para ela e dizer "veja que criatura descompensada está a pedir o seu voto".

17 comentários:

O Pacificador disse...

Cara Nariz Gelado, achei perfeita sua análise.

A única coisa que me preocupa é a pesada organização "chapa branca" infiltrada em toda a imprensa.

Eu por exemplo, estou tendo SÉRIAS dificuldades em continuar participando dos fóruns da Folha Online, simplesmente estou CENSURADO e não consigo postar quase mais nada lá...

Sds e SUCESSO!!!

Sharp Random disse...

Penso que DILMA ao declarar-se "LARANJA" do futuro ex-presidente LULA, juridicamente INALCANÇÁVEL por crimes do governo, é um DEBOCHE sem precedentes.

É uma eleição sui generis, realmente.

raimundo nonato de oliveira disse...

EU PENSEI QUE O FERNANDO HENRIQUE HAVIA TOPADO A PARADA DA COMPARAÇAO E O LULA HAVIA DESISTIDO. ERREI?
OU FOI O LOLA Q FUGIU DA DANÇA?

HAGG disse...

Brilhante como sempre. Quem está atrás, bate. O problema para Dillma é que isso vai reforçar sua péssima imagem pessoal. Ventos sopram a favor da oposição, finalmente.

Magdan Martins disse...

Tão descompensada que provocou essa pérola:
EU SOU GAUCHA UAI ! Ô, DESCUPI, EU SOU MINEIRA TCHÊ !!!

Vladimir disse...

Mais do que isso, Nariz.

Podemos argumentar por oras a fio se isso é injusto ou não, mas é fato que os brasileiros (e, talvez, principalmente as brasileiras) são muito mais críticos da agressividade e arrogância vinda das mulheres do que dos homens. Para uma política, bater é mil vezes mais difícil do que fazer o papel de vítima. Até por isso, Serra tem mais é que ficar na dele...

Dora disse...

De pleno acordo Nariz...ele está correto, como esteve em se manter calado sem confirmar sua candidatura, apesar de toda pressão que sofreu.Este é o NOSSO FUTURO PRESIDENTE.
AVE SERRA!

Paulo disse...

A estratégia do PSDB deveria ser escalar outros para responder às provocações petistas -- qualquer um, menos o Sérgio Guerra, que já andou falando bobagens demais para o meu gosto...

Julio Teixeira disse...

clara como a luz do sol, esta radiografia revela o jogo sujo de quem é sujo, mas a sujeira em volta dessa metranqueira é tanta, mas como muito bem dizl alguém haverá soprá-la no ventilador da praga roedora.

lucia disse...

Muito Bem, Nariz Gelado.Gostei, é isso aí, é deixa-la sozinha e espumando de raiva.

Vacinem-se contra o virus da raiva de Dilma!

Vladimir disse...

ops..."horas a fio", não "oras a fio". Corretor ortográfico é igual a político mineiro. Funciona bem no geral, mas às vezes gosta de trair...

GetReis disse...

A estratégia de Serra está correta; ele tem muito mais a dizer do que essa candidata pré-fabricada. Dançar com ela deve ser terrível, além de ser um cão chupando manga deve pisar no pé e estar sempre fora do ritmo.

Paulo Cavallieri disse...

Eu acho que o PSDB não aprendeu nada, mas Serra tem uma conduta simplesmente irretocável.
Ela que vá dançar com o lobo mau.

mfgomes disse...

Conheci hoje (07/04) seu blog por indicação do Coturno Noturno. Perfeito seu post sobre a estratégia da não-doutora pela Unicamp, em seu papel de segunda colocada, do qual espero que caia para terceiro, quarto...

Parabéns !

Marcelo Randes disse...

Opa! Mais um biscoito fino, Nariz.

Beijo no pé:o)

castelo disse...

-Para o serra entrar nessa armadilha, teria que descer muito de nivel,até chegar à lama,....nã, não é uma boa ideia,....

Soube? disse...

- Soube?
- Do quê?
- Perfeita a análise.
- É!
- Só acrescentaria que a Dilma está batendo muito cedo.
- É!
- Passando esse atestado de que não tem nada a perder.
- É!
- Quando tem sim, ainda muito a perder.
- É!