segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A campanha mais baixa da história? Sim. Mas "nova" a tática não é

Em entrevista à Folha e Poder, publicada ontem, o marqueteiro de Aécio Neves, Paulo Vasconcelos reitera que Dilma se elegeu fazendo a campanha mais suja que já se viu em toda a história da República.

Lá pelas tantas, contudo, Vasconcelos declara:

"Já tinha visto a baixaria acontecer por estupidez, ignorância ou paixão, mas nunca havia visto a baixaria ser explorada com profissionalismo. Eles estimulavam nas redes sociais que o Aécio tinha um comportamento dúbio com mulheres, por exemplo. Depois acontecia uma pergunta no debate e por fim o programa de TV se referia a isso. Existia uma rede que se intercomunicava para tentar dar àquela afirmação uma percepção tangível."
(Clique aqui para ler a entrevista na íntegra)

Com todo o respeito que tenho, e não é pouco, ao bom trabalho do Paulo Vasconcelos, preciso fazer uma correção - pequena, mas importante.

Esta tática não é nova - e nem é a primeira vez que foi utilizada. Desde pelo menos 2004 o PT age desta forma -  profissional e integrada. No auge das denúncias do mensalão, quando a área de comentários do Blog do Noblat era o palco preferencial dos debates, os argumentos utilizados pelos militantes petistas na internet pela parte da manhã se tornavam oficiais no discursos que a então senadora Ideli Salvatti proferia na tribuna na parte da tarde.

Já naquela época - então sob a batuta de Valter Pomar - o PT utilizava as redes sociais como balão de ensaio para suas versões, calúnias e justificativas. O que colava melhor nas redes, acabava tomando um caráter oficial horas depois. Esta tem sido - e quem monitora sabe - a praxe do PT nas redes sociais.

Repito aqui o meu respeito pelo bom trabalho do Paulo Vasconcelos na estratégia de um modo geral. Mas faço este alerta porque, ao ler a sua afirmação me deu a sensação - e sempre posso estar enganada -  de que faltou ao núcleo estratégico da campanha conhecimento e bagagem histórica sobre o comportamento do PT nas redes sociais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nariz Gelado

Independente do bom trabalho desenvolvido pelo Paulo vasconcelos nesta campanha gostaria de levantar aqui uma outra questão...
Fiquei imensamente feliz quando no final do ano passado o Aécio fechou com o Renato Pereira e depois muito triste e digo porque. Embora nunca se poderá
constatar o que vou aqui afirmar, tenho CERTEZA que se esse,Renato, tivesse sido o marqueteiro ele, teria de cara "criado um antídoto" contra as malidicencias que foram mais tarde espalhadas nas mídias sobre o candidato. Ele é genio pra isso " reverter expectativas e imagens" e faz com uma competencia sem igual sem cair no vulgar ou apelativo.
Acho que todo mundo ja sabia que iriam tentar explorar uma imagem de play boy , cherador, namorador, bom vivan e tudo mais pra colar negativamente no Aécio.
O que seu marqueteiro fez , usando uma linguagem que o povão pudesse entender?? NADA
O que eu ouvi aqui no Rio de janeiro, de gente (informada mas nao politizada) que não votava no Aecio porque ele era um bom vivan nao estava no gibi.
Vc acompanhou o trabalho que ele fez com o candidato Pezão?
Quem poderia imaginar que o Pezão, sucessor do Cabral (esse completamente desacreditado) pudesse vencer uma eleição. E o carisma do Pezão? Zer0
O crivella e o Lindinho davam de dez a zero no Pezão nos debates e tudo mais.Como ele conseguiu ganhar?
O que ele( marqueteiro) fez na primeira propaganda na Tv quando a maioria do povo ainda não o conhecia e ainda não tinham o associado ao Cabral?ele criou uma imagem do candidato que impediu qualquer malidicencia posterior.
Quando vi falei com um sobrinho metido em politica. O Pezão vai levar esta ( ele tinha apenas 10 ou 11 pontos)enquanto outros 3 estavam bem a frente dele.
Procure ver e saber o que este marqueteiro fez aqui no Rio e vc vai ficar fã de carteirinha assim como eu
Carioca

Anônimo disse...

Fraco o marqueteiro do Aecio que nos debates ficava praticamente o tempo todo na defensiva quando deveria ser o contrario; fraco o psdb que nao ve nada, nem mesmo em minas e outros estados que foram vergonhosas as compras de votos ( O PSDB esta' indignado!?); fraco Aecio que pede pra presidente se ``desculpar``pela roubalheira, quando queremos IMPEACHMENT! Dizer que ha' falta de provas 'e uma saida que destoa do mensalao em 2005 com fartura de provas e o psdb covardemente/medo nao pediu o impedimento de lulla; e na epoca o goveno petista estava no inicio do aparelhamentoso. Hoje, ate' Igrejas sao aparelhadas. O PT, infelizmente, num pais de frouxos, PodeTudo.

Anônimo disse...

Vc apenas afirma e não corrige, o que foi dito.
Ele disse na entrevista, que já havia visto, só não profissionalmente como agora.

Anônimo disse...

Verdade a campanha suja do PT, em todos os Estados,na midia e principalmente na TV, debates, e horario eleitoral. Eles sabem que a maioria tem na TV sua unica ofnte de informacao, mais se o PT nao roubasse tanto a Nacao com certeza perderia.Aecio e um vencedor,a Dilma tem muita coisa obscura e suja.

Anônimo disse...

o que não foi tocado foi no quisito debate onde de tão engessado o candidato não pode apresentar a falcatrua do outro..não adianta nada cer comportadinho e sim colocar os poderes para prova..tanto a globo banderantes e record ficaram em cima do muro e o que acontece hoje estamos todos no buraco.